Olá, seja bem vindo!

Sempre trazendo o que interessa, porque o que não interessa você já esta cansado de ver...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tinha que ser...Marca Rio 2016 é envolvida em suspeita de plágio!!!

Marcas Rio 2016 - Telluride Foundation
Acima, o logo Rio 2016, apresentado em Copacabana. Abaixo, a marca da Telluride Foundation

 Diversidade harmônica, energia contagiante, espírito olímpico e natureza exuberante. Esses são alguns dos atributos associados à marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentada ao público na noite do último dia 31 de dezembro, em plena festa do réveillon de Copacabana. 
A imagem foi desenvolvida pela Tátil, empresa que venceu uma concorrência que contou com a participação de outras 138 agências. O processo que definiu quem criaria a marca durou nove meses e selecionou oito finalistas para a última etapa da qual a Tátil saiu vencedora.
Na noite em que a marca foi lançada, o presidente do COI destacou o caráter inovador e criativo da imagem, a primeira na história dos jogos que é tridimensional. “Ela realmente reflete a visão do Rio e do Brasil para estes jogos, a paixão do brasileiro pelo esporte, e a união de diferentes culturas em torno do projeto dos Jogos Olímpicos”, disse. 
A imagem que representa os Jogos Olímpicos Rio 2016 já está envolta em uma polêmica. A logomarca criada pela Tátil lembra em muito a de uma ONG americana, a Telluride Foundation, localizada na cidade de mesmo nome, no Colorado, nos Estados Unidos. Apesar de reconhecerem a semelhança, os criadores da logomarca brasileira negam a suspeita de plágio.
Ao Globoesporte.com ele, Fred Gelli, criador da logomarca, afirmou que as semelhanças não podem ser negadas, mas negou qualquer ponta de plágio no processo de criação do logotipo. Ele reconheceu traços parecidos com a marca da ONG americana, mas reforçou que uma pesquisa de seis semanas foi realizada para evitar este tipo de acusação. 
“Nunca tínhamos visto essa marca. No processo, fizemos uma pesquisa enorme em busca de semelhanças e referências que pudessem ser conflitantes. Essa, por alguma razão, passou batida. Existem outras com o mesmo conceito. Quando estamos falando de um grupo de pessoas se abraçando, é uma referência ancestral, está no inconsciente coletivo. Existe na arte rupestre, na arte indígena, espalhada em diferentes expressões artísticas. Mas achamos isso muito positivo. Quando decidimos optar por uma marca humana, queríamos traduzir o jeito carioca de ser, de abraçar quem chega. O brasileiro é o único do planeta a ter a cultura de abraçar quem nunca viu direito. Isso é absolutamente encantador. E o espírito olímpico fala da união dos povos. O princípio da nossa marca é esse”, afirmou o diretor ao Globoesporte.com.

As 10 resoluções de ano novo mais populares por aí

Resoluções para dois mil e...

Ano termina, ano começa e as pessoas se jogam nas listinhas (ou listonas) de resoluções pros próximos 365 dias: coisas a mudar, coisas a fazer, coisas a parar de fazer, coisas possíveis e impossíveis. Boa parte delas, convenhamos, improvável: nem precisa de ciência para saber que a gente acaba não colocando em prática vários dos itens que entram na seleção de “novidades” para o novo ano. Alguns, seja lá qual for a desculpa, ficam para o próximo; outros, nunca saem do “quem sabe um dia?”. Mesmo assim, o pessoal do site 43things.com abriu uma pesquisa – na qual já palpitaram mais de oito mil pessoas – para compilar as resoluções de ano novo mais populares entre a galera, top 10:

1. Perder peso
2. Comer, beber, aprender ou tentar algo novo
3. Guardar dinheiro
4. Ser feliz
5. Definir uma meta atlética acessível, tipo correr 5 ou 10 km
6. Se apaixonar
7. Tirar fotos em todos os dias do ano
8. Arranjar um emprego
9. Ler mais
10. Parar de fumar

Os 10 lançamentos mais esperados em 2011

10 – TV de OLED – e grande
As telas com a tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode) são muito melhores do que qualquer LCD ou plasma. Um dia, elas irão dominar o mercado. E essa virada começa em 2011, com o lançamento comercial da primeira TV OLED de tela grande. Ela terá generosas 55 polegadas – quase 4 vezes mais do que as minúsculas OLED atuais (que mal servem como monitor de portaria). Será lançada por Samsung, LG ou Sony, e vai custar uma fortuna. Mas será o começo de uma nova era.
9 – PlayStation Phone
Quase todo mundo gosta de jogar um joguinho no celular de vez em quando. Mas Fruit Ninja e Angry Birds não são Super Mario: os games no celular ainda não atingiram o grau de sofisticação e força cultural que podem, e merecem, ter. Quem sabe com este aparelho, que está sendo desenvolvido pela Sony Ericsson e pode fazer pelos celulares o que o PlayStation fez pelos consoles de mesa. Ele terá um gamepad de verdade, como nos videogames de verdade. E promete jogos à altura.
8 – HP Palm Tablet
A Palm estava morrendo. Aí, contratou alguns dos melhores engenheiros da Apple e criou um celular que estava a frente de seu tempo: o Palm Pre, cheio de funções que acabaram sendo copiadas pelo iPhone e pelo Android. Agora pertencente à HP, a pequena Palm está cheia de dinheiro e entusiasmo para tocar seu novo projeto – um tablet baseado no sistema operacional WebOS (o mesmo do Pre), que pode provocar uma virada no mercado. Ele só tem um obstáculo. O…
7 – iPad 2
Será mais leve. Terá duas câmeras, uma para fotos e outra para videoconferência. E sua tela será melhor. Talvez, incrivelmente melhor: para colocar a tecnologia Retina Display no iPad 2, que é o que todo mundo espera, a Apple terá de produzir uma tela com 4,9 milhões de pixels de resolução – o dobro de uma televisão Full HD, na pequena tela do iPad. Será que é possível? Se for, haverá uma avalanche de donos de iPad “1″ vendendo seus aparelhos usados no MercadoLivre.
6 – O tablet de R$ 500
Já existem tablets, como o Galaxy Tab, baseados no sistema operacional Android. Mas são aparelhos caros e prematuros – o Google ainda não adaptou o Android para uso em tablets. Em 2011, isso vai acontecer: e as marcas xing-ling vão inundar o mercado com tablets de baixo custo, rodando o novo sistema Android 3.0 (Honeycomb), com touchscreen capacitivo e preço bem acessível. Todo mundo vai ter um.
5 – Windows 8
Depois do desastre que foi o Windows Vista, a Microsoft reencontrou o caminho no Windows 7, um ótimo sistema operacional. No Windows 8, ela tentará dar o pulo definitivo – e extinguir de vez a possibilidade de vírus e pau no computador. Graças a tecnologias de virtualização e computação em nuvem, o novo Windows será essencialmente indestrutível. Se essa promessa se confirmar, ele terá ultrapassado tecnologicamente o Mac. Um momento histórico.
4 – Kindle Color
Os tablets têm um problema crônico: não são bons para ler livros, pois a luz da tela acaba machucando os olhos. A solução para isso é a tecnologia de papel eletrônico, presente no Kindle. Só que ela é lenta e preto-e-branco, ou seja, não serve para as outras funções típicas de um tablet (navegar na internet, ver vídeos etc). Mas a empresa E-ink, fabricante das telas de papel eletrônico, já tem um protótipo que resolve tudo isso. Ele deve chegar ao mercado em 2011. E matar o livro.
3 – Nintendo 3DS
Ver filmes e games em 3D é superlegal. Usar óculos 3D, não: depois de um certo tempo, incomoda e cansa mesmo. Mas o novo console portátil da Nintendo vai acabar com esse problema: será o primeiro produto de massa a usar o sistema de tela autoestereoscópica, que foi inventada pela Sharp e gera imagens 3D sem nenhum tipo de óculos. O Nintendo 3DS será uma revolução. Até quem não liga pra consoles portáteis (ou pra games) terá um.
2 – iPhone 5
Ele vai corrigir os problemas de antena do iPhone 4. Mas sua principal novidade deverá ser outra. Ao que tudo indica, o novo iPhone terá um chip do tipo Near Field Contact (NFC), e por isso poderá ser usado como meio de pagamento numa infinidade de situações – como crachá de empresa, bilhete de ônibus, cartão de crédito, ingresso de show etc. Finalmente, o celular vai tomar o lugar do dinheiro. E você não precisará mais carregar a sua carteira.
1 – Wii HD
O Wii mudou o mundo, mas continua na era da baixa definição: é o único dos consoles de videogame da atual geração que não produz imagens em HD. Em novembro de 2011, a Nintendo deve comemorar os 5 anos do lançamento do Wii apresentando a nova versão dele. Que além de gráficos (bem) melhorados, também deverá trazer uma grande inovação na maneira de jogar – virá com um headset que lê as suas ondas cerebrais.