Olá, seja bem vindo!

Sempre trazendo o que interessa, porque o que não interessa você já esta cansado de ver...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Empresas mais endividadas do Ibovespa...Cuidado!!!

TAM
A líder entre as companhias aéreas também lidera esta lista com uma relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido de 977,4%. Segundo a consultoria Economática, a dívida bruta da empresa é quase de 7,7 bilhões de reais, enquanto o patrimônio líquido gira em torno de 788 milhões de reais. No segundo trimestre, a receita total líquida da companhia atingiu 2,6 bilhões de reais -- um salto de 15% em relação ao período anterior -- com prejuízo de 154,1 milhões de reais (um ano antes, a empresa lucrou 555,1 milhões de reais). O vencimento da dívida foi postergado em quatro anos, o que beneficiou o caixa da empresa.

LOJAS AMERICANAS
rede varejista ocupa a segunda posição com uma relação entre dívida bruta e patrimônio líquido de 928%, de acordo com a consultoria Economática. A dívida bruta da companhia é de 4 bilhões de reais, e seu patrimônio líquido é de 440 milhões de reais. A rede é controlada pelo trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, principais acionistas da AB InBev e do Burger King, entre outras grandes empresas. A empresa vem alongando o perfil de sua dívida. No final de junho, a dívida de curto prazo era de 1,139 bilhão de reais, ante 1,527 bilhão no mesmo período do ano passado.
B2W
A maior empresa de comércio eletrônico do país ficou com a terceira posição do ranking da consultoria Economática, com uma relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido de 649,1%. Controlada pela Lojas Americanas, a companhia (que opera as bandeiras Americanas.com e Submarino) tem dívida bruta de quase 1,7 bilhão de reais e patrimônio líquido de 256 milhões de reais. Assim como a suas controladoras, a B2W também está alongando o perfil de sua dívida. A empresa encerrou o segundo trimestre com apenas 10% dos vencimentos no curto prazo (em até 12 meses). 

OI
A maior empresa de telecomunicações do Brasil também tem uma das maiores relações entre a dívida bruta e o patrimônio líquido: 417,9%. A dívida bruta da operadora é de 32,3 bilhões de reais e seu patrimônio líquido é de quase 7,8 bilhões de reais. No segundo trimestre do ano, a Oi registrou lucro líquido de 444 milhões de reais no segundo trimestre de 2010, revertendo, desta forma, o prejuízo de 146 milhões de reais apresentado em igual período do ano passado.

CSN
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) apresenta uma relação entre sua dívida bruta e patrimônio líquido de 261,9%, segundo a consultoria Economática. A dívida bruta da companhia é de quase 18 bilhões de reais e seu patrimônio é de 6,9 bilhões de reais. A empresa comandada por Benjamin Steinbruch encerrou o segundo trimestre com lucro líquido consolidado de 894 milhões de reais. O montante é 164% superior aos 335 milhões obtidos no mesmo período de 2009, o que significa um salto de 85% sobre o desempenho do primeiro trimestre. 

MMX, isso mesmo
Eike Batista pode ser o oitavo homem mais rico do mundo, mas os X de suas empresas lhe custam dinheiro. A MMX, braço de mineração do Grupo EBX, tem uma relação entre a dívida bruta e seu patrimônio de 205,2%. A dívida bruta é de 1,6 bilhão de reais e seu patrimônio líquido é de 796 milhões de reais. Em teleconferência, a empresa afirmou que hoje sua dívida líquida gira em torno de apenas 100.000 reais. No final do segundo trimestre, a dívida financeira total da empresa totalizou 1 bilhão de reais.

KABLIN 
Escolhida como a melhor empresa do setor de papel e celulose, em 2009, por Melhores e Maiores de EXAME, a Klabin tem uma relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido de 190,9%. A dívida bruta da companhia é de 4,710 milhões de reais e seu patrimônio liquido é de quase 2,5 milhões de reais.

CCR
Um dos maiores grupos privados de concessões de infraestrutura da América Latina fica com a oitava posição nesta lista com uma relação entre sua dívida bruta e patrimônio líquido de 170,1%. A dívida bruta é de de 5,4 bilhões de reais e seu patrimônio é de 3,1 bilhões de reais. Do total, 78% da dívida bruta é nominada em moeda nacional e 83% no longo prazo. O aumento da dívida bruta no trimestre se deveu principalmente às captações da Autoban e Rodonorte.

BRASKEM
A maior petroquímica da América Latina tem uma relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido de 167,2%. A dívida bruta da empresa é de 14,4 bilhões de reais e seu patrimônio líquido é de 8,6 bilhões de reais. No segundo trimestre, a empresa teve lucro líquido de 45 milhões de reais, ante ganho de 1,16 bilhão de reais no segundo trimestre de 2009, que foi gerado em função da desvalorização do dólar perante o real, com impacto positivo no resultado financeiro daquele período. 

CPFL
O grupo líder em distribuição, comercialização e geração de energia – com 13% do mercado nacional – ocupa a última posição entre as empresas com maior endividamento. A relação entre a dívida bruta e o patrimônio líquido da CPFL é de 153,3%. A dívida bruta da empresa é de quase 7,9 bilhões de reais e seu patrimônio líquido é de 5,1 bilhões de reais. Um dos principais fatores da dívida foram as captações líquidas de amortizações (BNDES e outras instituições financeiras) totalizando 972 milhões de reais. 

EXAME.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário