Olá, seja bem vindo!

Sempre trazendo o que interessa, porque o que não interessa você já esta cansado de ver...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Seja lider e não chefe, você não precisa ser chefe para ser líder

A liderança genuína não é conferida por um título pomposo nem está vinculada a determinados cargos. Na verdade, ela é demonstrada por meio de suas ações cotidianas e pelo modo como você influencia a vida das pessoas.
Você não precisa ser chefe para ser líder: basta ter um desejo forte e sincero de fazer uma diferença positiva e perceber as oportunidades de liderar que se apresentam a cada dia – no trabalho, em casa, com seus amigos e parentes ou dentro da sua comunidade.
O experiente consultor Mark Sanborn usa ótimas histórias para mostrar que a essência da liderança tem a ver com pessoas comuns alcançando feitos extraordinários, aproveitando suas habilidades para melhorar o lugar onde vivem e trabalham e para se destacar e crescer profissionalmente.
Neste livro, você vai aprender como colocar em prática algumas das principais atribuições do verdadeiro líder:

- Preocupar-se com as pessoas e ouvir o que elas têm a dizer

- Encorajar a colaboração e o aprimoramento dos outros em vez de se concentrar exclusivamente nas realizações pessoais

- Agir com um propósito em vez de ficar empacado em atividades medíocres

- Criar um legado de realizações e contribuições em tudo o que fizer

Um líder não nasce pronto. Ele aprende a liderar. E a liderança não é uma arte misteriosa praticada apenas por uns poucos escolhidos, mas a reação diária de toda pessoa que deseja fazer do mundo um lugar melhor como resultado de seus esforços.
E você não precisa ser chefe para isso.

Sem o apoio e a cooperação de outras pessoas é impossível alcançar qualquer objetivo significativo, mesmo que você seja o chefe. O verdadeiro líder sabe disso e procura cooperar com os outros em vez de controlá-los, e persuadi-los em vez de se impor.
A maior diferença entre aqueles que gerenciam e os que lideram está justamente no crescimento de seus colaboradores. Isso serve para quem administra uma família, uma iniciativa para arrecadar fundos, uma equipe de projetos ou uma empresa.
Obter o melhor dos outros – e ajudá-los a dar o seu melhor – é a própria definição de poder pessoal. Para começar agora mesmo a colocar em ação essa liderança esclarecida, conheça alguns dos princípios básicos que você vai encontrar em Você não precisa ser chefe para ser líder:

- Demonstre seu reconhecimento. Para agir como um líder, comemore o sucesso dos colegas e subordinados como se fosse o seu próprio sucesso.

- Saiba o que motiva os outros. Você pode descobrir o que motiva as pessoas perguntando: o que você mais gosta no trabalho? O que menos gosta de fazer? Como definiria seu estilo de trabalho? Com quem gosta de trabalhar? E com quem não gosta? Por quê? O que você gosta no trabalho em equipe? O que espera estar fazendo daqui a 10 anos? Quais os valores pelos quais você tenta guiar sua vida?

- Colabore. Ao tomar parte em projetos, encontre maneiras de colaborar com as outras pessoas. Desse modo, as idéias de cada indivíduo se tornarão lições a serem aprendidas pelo restante do grupo.

- Obtenha o comprometimento dos outros. Pergunte: o que você acha que deveríamos fazer? Como agiria se estivesse no meu lugar? Que oportunidades estamos ignorando? Você tem informações ou idéias que poderiam beneficiar os demais?

- Pratique o confronto diplomático. Em vez de confrontar um membro da equipe ou um colega que esteja causando problemas, identifique que aspecto do comportamento dessa pessoa é inadequado. Depois, reafirme à pessoa que a tem em alta conta, mas diga a ela claramente o que precisa ser mudado.

Como os líderes se comunicam:

Os outros falam. Os líderes vendem.

Os outros impressionam. Os líderes influenciam.

Os outros tentam ser ouvidos. Os líderes se esforçam para serem entendidos.

Os outros explicam. Os líderes motivam.

Os outros informam. Os líderes inspiram.

Os outros repetem apenas fatos. Os líderes contam histórias.

Resumo elaborado do livro, Você não precisar ser chefe para ser líder, de Mark Sanborn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário